Onofre comemora certificado que declara Santa Catarina livre da aftosa

“Ficamos felizes porque isso mostra que temos um povo dedicado e atento. Para nós é uma honra muito grande ser um estado livre da febre aftosa”. A declaração é do vice-líder do PSD, deputado Onofre Santo Agostini (SC), que demonstrou em plenário seu contentamento, nesta quinta-feira (29), com a renovação do certificado da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) que apontou Santa Catarina como o único estado brasileiro livre da febre aftosa, sem vacinação.

“A entrega dos certificados internacionais ocorreu na última segunda-feira (26), em Paris, durante a 82ª Assembleia Anual da Organização Mundial de Saúde Animal. Como não houve nenhum caso da doença no ano passado, Santa Catarina continua sendo o único estado do país livre da doença sem vacinação”, afirmou Onofre.

Ainda segundo ele, a resolução da assembleia indica que o Brasil possui 23 estados livres da doença, com vacinação. A publicação oficial deve ser divulgada hoje (29).

A OIE é vinculada a Organização das Nações Unidas (ONU) e responsável pelo reconhecimento de áreas livres do vírus. A febre aftosa é uma doença viral e contagiosa que atinge principalmente bois, vacas e suínos.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *