Em plenário, na sexta-feira (11), o deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD, cobrou a criação de um novo pacto federativo e destacou pontos prós e contra a reforma tributária e eleitoral. Para o parlamentar, o desenvolvimento socioeconômico do país começa nos municípios. “O intuito do pacto federativo é equilibrar as relações entre os federados, que precisam ser respeitados e valorizados. Isso é partilhar o poder”, afirmou.
Onofre posicionou-se favorável à reforma política e ao financiamento público de campanha. “Não podemos continuar sendo regidos por um código eleitoral que é de 1965. Tem que haver uma reforma eleitoral, sim! Fundo partidário também é dinheiro público, por isso, em minha opinião, é mais barato para o país, o financiamento público de campanha”.
Por outro lado, o parlamentar mostrou-se contra a reeleição e as coligações partidárias proporcionais. “Cada partido tem que mostrar seu peso. Defendo cinco anos de mandato para o Executivo, sem direito a reeleição que custa caro”, pontuou.
Onofre também ressaltou a necessidade urgente de uma reforma tributária. Segundo ele, “pagamos imposto sobre tudo o que compramos e isso pesa muito”, finalizou.
Danielle Marques