O canabidiol (CBD) é uma substância extraída da folha da maconha e contém em seu princípio ativo elemento terapêutico antiepilético e de controle de outras doenças. O vice-líder do PSD, deputado Onofre Santo Agostini (SC), cobrou, nesta quinta-feira (11), em plenário, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mais agilidade para autorizar o comércio da substância como medicamento.
“Convém agir com celeridade quando se trata de atenuar o sofrimento das pessoas. Quero manifestar minha estranheza diante da demora da Anvisa em facilitar o acesso ao canabidiol, que pode trazer benefícios para um grande número de pacientes em todo o país. Vários estudos apontam que, apesar de ser oriundo da folha da maconha, ele não produz os efeitos psicoativos da planta. Além do potencial antiepilético pode ser utilizado para controle de outras doenças e distúrbios do sono.”
De acordo com Onofre, a agência chegou a anunciar que iria reclassificar o produto ao retirá-lo da lista de proibidos e colocá-lo na de controlados com exigência de receita médica em duas vias. “Enquanto isso não acontece quem precisa da substância se vê compelido a recorrer à agência por meio de um pedido excepcional de importação. No mês de outubro, a Anvisa informou ter autorizado 113 dos 167 pedidos que recebera envolvendo o referido medicamento. Não há razão para submeter esses pacientes a procedimentos tão burocráticos. Isso só aumenta o drama.”
Carola Ribeiro