O aumento dos preços dos medicamentos, autorizado pelo Ministério da Saúde, levou o deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD, a lamentar, em plenário, nessa quarta-feira (2), os impactos negativos que a medida traz às pessoas de baixa renda.
“Começou a vigorar, ontem, o aumento para mais de 9 mil medicamentos. A justificativa do Ministério da Saúde, para abrandar a notícia, é de que os preços não vão impactar diretamente no bolso do consumidor, pois muitas empresas adotam o sistema de desconto para a comercialização. Na prática, no entanto, o salário do povo, sobretudo dos aposentados, ficará ainda mais minguado”, destacou.
Onofre frisou que o país já possui uma carga tributária elevada e que essa realidade assola milhares de aposentados, doentes de câncer, bem como a população de baixa renda. Ele solicitou à presidente Dilma Rousseff que faça algo para conter a medida.
“Faço um apelo para que a presidente volte sua política para os pequenos, para os humildes, para os sofridos. Os aposentados e demais trabalhadores não podem arcar com mais essa conta. A situação daqueles que precisam de medicamentos para diabetes, pressão alta e cardiopatias, entre outros, é dramática”, concluiu.
Carola Ribeiro
2 Comentários