O deputado pessedista, Eliene Lima (MT) lembrou, nesta quinta-feira (14), em plenário, que a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realiza, até o dia 25 de março, a consulta nacional “O mundo que nós queremos” – que objetiva a ampliação da participação social na construção de uma agenda pós-2015.
Eliene lembrou que, em 2010, 189 países membros da ONU firmaram o compromisso de apontar resultados para oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) até 2015. Os objetivos são: reduzir a pobreza; atingir o ensino básico universal; garantir a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir da mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Segundo a Assessoria para Assuntos Internacionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, a consulta eletrônica, que teve início em janeiro deste ano, já alcançou cerca de 35 milhões de pessoas, incluindo instituições sociais, organizações não governamentais e autoridades brasileiras. “É o primeiro passo para o início de um processo de ampla consulta sobre o tema junto à sociedade brasileira”, disse Eliene.
O resultado será apresentado aos líderes globais na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015. A consulta sobre estes objetivos pós-2015 dá seguimento à Rio+20. “A discussão acerca da agenda e da aplicabilidade da Rio+20 será aprofundada em um seminário previsto para abril, que poderá contribuir para as posições adotadas pelo Brasil em futuras negociações sobre o tema”.
Da Redação