O Globo: Oposição pede novas eleições para a presidência da Câmara

Alegação é que vice não teria condições de exercer o cargo

-Brasília- Após a confirmação por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) do afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do cargo e do mandato, líderes da oposição se reuniram e defenderam que seja declarada a vacância da presidência, o que poderia resultar na realização de novas eleições para o cargo.

– (A decisão) acabou decretando a vacância do cargo e consequentemente nova eleição para a presidência da Câmara – disse o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

– Se Eduardo Cunha não volta, o cargo está vago – opinou o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA).

Para os parlamentares presentes na reunião, o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA) não teria condições de exercer o cargo. A articulação desses líderes é para tentar convencer Cunha a renunciar e abrir espaço para nova eleição na Casa.

– O Maranhão é fraco. Não é bom para o Cunha, muito menos para o Michel Temer – disse um dos líderes.

Os líderes dos partidos do “Centrão” que apoiavam Dilma e agora apoiam Temer e são próximos a Cunha, já especulam nomes para o mandato tampão até fevereiro de 2017, caso haja eleição. Rogério Rosso (PSD-DF) é o nome mais forte. O nome de Jovair Arantes (PTB-GO) também é cogitado.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *