Em sessão solene no plenário da Câmara, o deputado Hugo Napoleão (PI), o ministro Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa) e o secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, foram homenageados, nesta quarta-feira (27), com a medalha Assembleia Nacional Constituinte. Os políticos atuaram em 1988 na elaboração da chamada Constituição Cidadã, que completou, este ano, 25 anos de sua promulgação.
“Foi um momento histórico e um avanço na questão dos três poderes, dos direitos individuais e coletivos. Sinto-me feliz em ter participado”, afirmou Napoleão, que era senador à época.
As medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, então presidente da Assembleia Constituinte. Por decisão do atual presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), as condecorações estão sendo entregues este ano.
Guilherme Afif, então deputado federal, defendeu a atualização da Constituição. “O processo é dinâmico, quanto menos detalhista for mais eficiente será”. Ele destacou avanços importantes do texto como o artigo 179, que instituiu o tratamento diferenciado para os pequenos empresários. “Foi o que impulsionou minha carreira e o fato de ter assumido, pela primeira vez na história, um ministério voltado ao setor. Demonstra que minha missão foi cumprida”.
Esta foi a segunda sessão solene para a outorga das medalhas. A primeira, em outubro, homenageou os deputados Arolde de Oliveira (RJ) e Sérgio Brito (BA), também parlamentares constituintes.
O deputado Ricardo Izar Júnior (SP) recebeu a medalha em nome de seu pai, então deputado federal, Ricardo Izar.
Luís Lourenço