O líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), lamentou a “manobra feita pelo governo” para manter o veto presidencial ao projeto que regulamenta a criação, fusão e desmembramento de novos municípios (PLP 416/08), durante a sessão do Congresso, ontem (18), para apreciação dos vetos presidenciais.
“O governo não quer que o veto seja derrubado, porque não quer ter o ônus em suas costas. Gosto do jogo limpo e não do jogo rasteiro de última hora, como o Senado tentou fazer. Alegou que apresentaria uma proposta, com pouquíssimas modificações para dizer que estaria discutindo alternativa. É uma vergonha. Não podemos admitir que uma proposta que iniciou naquela Casa seja enterrada pelos próprios senadores”, justificou o líder.
Moreira defendeu ainda que os estados do Norte do país sofrem muito com a impossibilidade de criar novos municípios. “Esse projeto que aprovamos é sério, com profundas modificações. Não se cria nenhum município se não atender todas aquelas regras. Quem vende esta ideia de que seria uma farra de criar municípios é por má-fé, porque isso não existe”, afirmou.
Devido à obstrução da maioria dos partidos, a apreciação dos vetos ficou para outra data. “Se não derrubássemos a sessão iríamos perder um projeto importante para o povo brasileiro”, conclui Moreira.
Jaque Bassetto