Motoristas de ambulância terão dia especial no calendário

A Comissão de Cultura (CCULT) aprovou, nessa quarta-feira (12), o Projeto de Lei 6.907/13, que institui 10 de outubro como o Dia Nacional do Motorista de Ambulância. O autor da proposta, deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD, afirma que o objetivo é prestar uma justa homenagem àqueles que exercem esse serviço de grande responsabilidade.

“Não são apenas motoristas, são acima de tudo pessoas de bom ânimo, dedicadas aos que precisam de auxílio rápido para atendimento médico. São essenciais no transporte de doentes, de acidentados ou no cumprimento de qualquer outra emergência. E, por isso, merecem nosso reconhecimento”, destaca o deputado.

O colegiado aprovou também o Projeto de Lei 7.131/14, também de autoria do deputado Onofre, que institui o dia 17 de fevereiro como o Dia Nacional da Música Raiz Caipira. “A adoção desse dia é uma forma de homenagear quem introduziu a música caipira no país. Constitui o reconhecimento à nossa diversidade cultural, além de prestar homenagem a Cornélio Pires, importante etnógrafo da cultura e do dialeto caipira.”.

Relatorias

A comissão acatou ainda três relatorias de Onofre. A primeira confere ao município de São Joaquim (SC) o título de Capital Nacional da Maçã (PL 3.961/12). Segundo o parlamentar, o município é o maior produtor nacional da fruta. “A produção movimenta mais de 50% da economia local e envolve desde pequenos produtores até grandes empresas que se utilizam das boas condições climáticas e do solo propício para obter alguns dos melhores exemplares da fruta no mundo. Por isso, esse reconhecimento é merecido.”

Ao município de Ituporanga foi conferido o título de Capital Nacional da Cebola (PL 4.176/12). Segundo Onofre, a cidade catarinense é responsável pela produção de 90 mil toneladas anuais de cebola, o que representa 12% do abastecimento nacional do produto. “Só a colheita emprega, temporariamente, cerca de 1,5 mil pessoas por ano. A homenagem é, portanto, meritória e oportuna e contribuirá para a promoção dessa importante atividade econômica, exercida com destaque pelo município, bem como representará, para os agricultores e para a população local, o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho.”

Por fim, substitutivo de Onofre ao Projeto de Lei 3.023/11 denominou como Marcelino Chiarello a Rodovia BR-282, no trecho de acesso a Chapecó (SC).

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *