A pedido do líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) encaminhará representação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar supostas irregularidades nos contratos entre o grupo Rumo/Cosan e a concessionária América Latina Logística (ALL). O deputado Junji Abe (SP), subscreveu o pedido.
Pelo requerimento de Moreira, aprovado pelo Colegiado, nesta quarta-feira (2), a representação busca apurar prática de falseamento e eliminação da concorrência decorrente de condutas desleais praticadas no mercado de logística.
“Nosso objetivo é manifestar posição firme da Comissão de Agricultura de que estamos atentos a este problema, porque esse é um setor no qual não pode haver cartelização. A ferrovia tem que servir ao açúcar, ao etanol, mas tem que servir também ao escoamento de grãos”, justificou Moreira.
Segundo ele, a ALL, responsável pela logística de commodities agrícolas está, devido aos contratos firmados com o grupo Rumo/Cosan, prejudicando o transporte de soja e milho para favorecer o transporte de outros produtos.
A comissão também aprovou requerimento para realização de audiência pública para discutir os transportes no modal ferroviário de commodities no Brasil. Segundo Moreira, o objetivo é juntar subsídios para posteriormente enviar ao Cade.
Jaque Bassetto