Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniram-se, nessa terça-feira (28), com o vice-presidente da República, Michel Temer, para cobrar do governo providências sobre a demarcação de terras indígenas no país. Os parlamentares também exigem que o Executivo intervenha nos recentes conflitos de terra entre índios e produtores rurais de forma a apaziguar a situação.
O deputado Moreira Mendes (RO) ressaltou a importância de rever e discutir os procedimentos para a demarcação e ampliação de terras indígenas. Segundo o parlamentar, o tema merece um debate maduro. “Precisamos deixar o ranço ideológico. Essa é uma discussão para a qual devemos ter paciência e serenidade. A Funai não pode continuar demarcando terras, sem diálogo, controle e limitações. Precisamos também da participação dos entes federados”, disse.
Moreira Mendes avaliou como positiva a reunião. Para ele, a participação do vice-presidente no debate foi extremamente positiva. “Temer vai ajudar a clarear essa discussão no âmbito do Executivo. Ele é um constitucionalista emérito e está percebendo o lado real, o que existe por trás dessa farra antropológica. Vai nos ajudar a encontrar uma solução pacífica para a questão indígena no país”, destacou.
Da Assessoria