O Sistema de Inteligência Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Documento de Visão 2014–2034, que traça as principais metas para o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, serão apresentados em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). O requerimento, aprovado nesta quarta-feira (7), partiu do líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO) e do deputado Junji Abe (SP).
Os parlamentares enfatizaram que o desenvolvimento do Brasil, ao longo das últimas quatro décadas, teve como um dos seus principais motores a Embrapa. A justificativa é de que a safra brasileira saltou de 30 milhões de toneladas em 28 milhões de hectares cultivados, para 166 milhões de toneladas em 50 milhões de hectares.
“A Embrapa é nossa potência tecnológica, reconhecida internacionalmente, responsável por fazer os alimentos chegarem as mesas não só de brasileiros, mas de famílias de vários países. A Embrapa é nosso maior exemplo de escolha estratégica de investimento em tecnologia e inovação”, afirmou Moreira Mendes.
A audiência ainda não tem data agendada e será realizada conjuntamente com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).
A CAPADR também aprovou outro requerimento de autoria do deputado Junji Abe (SP) para debater sobre a criação de um guia alimentar para a população brasileira pelo Sistema Único de Saúde, voltado ao consumo de produtos lácteos. A audiência pública ainda não tem data agendada.
Jaque Bassetto