A economia brasileira voltou a crescer em 2013. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto apresentou desempenho positivo de 2,3% no período. O deputado Moreira Mendes (RO), líder do PSD, destacou que, mais uma vez, o agronegócio foi o grande impulsor da expansão econômica do país na casa dos 7%. Para ele, os números destacam a importância do setor, ainda travado por indefinições políticas e jurídicas.
“A atividade vem sendo bombardeada pela esquerda radical sem definições importantes, como a demarcação de terras indígenas e desapropriação de área rural para assentamento de sem-terras. Precisamos resolver essas pendências para que o agronegócio se desenvolva e contribua cada vez mais com crescimento da economia brasileira”, afirmou.
Moreira reforçou a necessidade de conclusão da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição 215/00, que submete ao Congresso Nacional a decisão sobre a demarcação de terras indígenas; e a regulamentação do Projeto de Lei Complementar 227/12. “A aprovação do PLP é a solução, em minha opinião, para resolver, pelo menos em parte, este drama que é a questão indígena no Brasil”.
A participação da agricultura no PIB cresceu de 5,2% em 2012 para 5,7% em 2013. Dentre os principais desempenhos, estão o cultivo da soja (24,3%), cana de açúcar (10%), milho (13%) e trigo (30,4%). Segundo o IBGE, o PIB do agronegócio atingiu a expressiva marca de R$ 234,6 bilhões.
Luís Lourenço