O deputado Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD, indicou o nome do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), para receber o “Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira” no ano de 2014. A solicitação foi acatada, nessa quarta-feira (26), pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).
“A homenagem se justifica pelos relevantes trabalhos e contribuições para a preservação do meio ambiente e da prestação de serviços na área de resíduos sólidos”, comentou Montes, acrescentando que a instituição realiza suas atividades com o envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.
O parlamentar cita que o Inpev é uma entidade sem fins lucrativos voltada para promover, em todo o Brasil, a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. O órgão foi criado para atender às determinações da Lei 9.974/00, que disciplinou a chamada logística reversa das embalagens daqueles produtos. “Além disso, o instituto é responsável pela gestão do chamado Sistema Campo Limpo, do qual fazem parte várias empresas fabricantes de defensivos agrícolas, associações de distribuidores e cooperativas em todo o Brasil”, explica Montes.
Segundo ele, cerca de 92% das embalagens recebidas pelo sistema são destinadas à reciclagem e 8% à incineração. “Graças a esse trabalho, em pouco mais de 10 anos, o Brasil é considerado referência no assunto. Em 2012, 94% das embalagens primárias de defensivos agrícolas foram retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta”, concluiu Montes.
A data para entrega da homenagem ainda não foi definida.
Jaque Bassetto