Montes: gasoduto é fundamental para desenvolvimento de regiões mineiras

Deputado Marcos Montes (MG) - Foto: Heleno Rezende

Aumentar a potencialidade e a capacidade dos municípios de atrair investimentos e se tornar um grande polo logístico e industrial. Sãos esses os benefícios diretos que serão gerados pela construção do gasoduto que ligará Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, a Uberaba, segundo o deputado Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD.

Montes é o idealizador de audiência pública que será realizada pela Comissão de Minas e Energia nas cidades de Divinópolis e Uberaba, reunindo todos os municípios que serão beneficiados pela obra. “Fico extremamente contente com essa oportunidade de mostrar que, hoje, temos grandes possibilidades econômicas devido à chegada dessa matriz energética fundamental que é o gás”, afirmou o parlamentar.

De acordo com ele, o fornecimento vai viabilizar a implantação da fábrica de amônia pela Petrobras. “Será um investimento acima de R$ 2,5 bilhões. Nossa cidade é produtora expressiva de fertilizantes, responsável por 40% do mercado nacional. A matéria-prima, no entanto, que é a amônia, é importada. A expectativa é de que o segmento reduza os custos com transporte do material e, consequentemente, do produto final”.

O duto vai percorrer 456 quilômetros e passará por municípios com potencial de uso do gás, como Juatuba, Igarapé, Mateus Leme, Itaúna, Divinópolis, Lagoa da Prata, Luz, Arcos, Ibiá, Pratinha, Sacramento, Conquista, Campos Altos, Araxá e Delta, entre outros.

A previsão da capacidade inicial é transportar três milhões de m³/dia de gás natural. A obra deve ser concluída até maio de 2016, prazo alinhado ao da construção da planta de amônia da Petrobras-UFN-V (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados).

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *