Por iniciativa do deputado Marx Beltrão (PSD-AL), a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) vai sugerir ao Ministério da Saúde que inclua todas as gestantes e as lactantes no grupo prioritário da vacinação contra o novo coronavírus.
A CSSF aprovou, nesta quarta-feira (16), o Requerimento de Indicação 209/21, de autoria do parlamentar, que solicita o envio da sugestão ao ministro de da Saúde.
O governo federal incluiu, em abril deste ano, grávidas e puérperas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Porém, a vacinação desse grupo limita-se às mulheres com doenças preexistentes.
Com a sugestão do deputado, a imunização deve ocorrer independente de essas mães apresentarem alguma comorbidade.
Amamentação
Em discurso na reunião, o parlamentar reforçou a importância da inclusão não apenas das gestantes, que possuem fatores de risco nos casos de diagnóstico de Covid-19, mas, também, a vacinação das mães que estiverem amamentando.
Segundo Marx Beltrão, nesses casos, a dose aplicada pode transferir anticorpos contra o novo coronavírus das mães para os bebês. “Assim será possível, em uma só vacina, proteger duas vidas, tanto a da mãe, quanto a dos seus filhos”, justificou.
Jaqueline Santos