Já estão em andamento os trabalhos de manutenção das boias de iluminação da hidrovia da Baía da Babitonga, que vai de Joinville a São Francisco do Sul. Desde que foi inaugurada, em 2009, a hidrovia não recebeu mais manutenção e muitas boias já estavam sem iluminação.
No início de abril deste ano, quando o deputado José Carlos Vieira (SC) assumiu vaga na Câmara dos Deputados, o empresário Ney Silva, de Joinville, levou ao parlamentar a reivindicação dos navegantes e pescadores da região, para que o problema fosse resolvido. No dia 9 de abril Vieira enviou ofício ao Almirante de Esquadra Comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, relatando o caso e solicitando a melhoria. Neste mês os trabalhos foram iniciados e devem ser concluídos até o início de junho.
A hidrovia da Baía da Babitonga foi a primeira inaugurada em Santa Catarina. Ela tem 23 quilômetros e vai do Mercado Público de Joinville ao Terminal Marítimo de São Francisco do Sul. Mais de 11 mil embarcações foram beneficiadas com a implantação da iluminação náutica, contemplando não só a comunidade pesqueira, mas também o turismo náutico e a indústria naval instalada na área. Devido à falta de manutenção das boias, a navegação noturna vinha sendo prejudicada era frequente a ocorrência de encalhes e acidentes com embarcações na hidrovia.
Da Assessoria