Marinha atende solicitação de Vieira para manutenção da iluminação da Baía da Babitonga

Já estão em andamento os trabalhos de manutenção das boias de iluminação da hidrovia da Baía da Babitonga, que vai de Joinville a São Francisco do Sul. Desde que foi inaugurada, em 2009, a hidrovia não recebeu mais manutenção e muitas boias já estavam sem iluminação.

No início de abril deste ano, quando o deputado José Carlos Vieira (SC) assumiu vaga na Câmara dos Deputados, o empresário Ney Silva, de Joinville, levou ao parlamentar a reivindicação dos navegantes e pescadores da região, para que o problema fosse resolvido. No dia 9 de abril Vieira enviou ofício ao Almirante de Esquadra Comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, relatando o caso e solicitando a melhoria. Neste mês os trabalhos foram iniciados e devem ser concluídos até o início de junho.

A hidrovia da Baía da Babitonga foi a primeira inaugurada em Santa Catarina. Ela tem 23 quilômetros e vai do Mercado Público de Joinville ao Terminal Marítimo de São Francisco do Sul. Mais de 11 mil embarcações foram beneficiadas com a implantação da iluminação náutica, contemplando não só a comunidade pesqueira, mas também o turismo náutico e a indústria naval instalada na área. Devido à falta de manutenção das boias, a navegação noturna vinha sendo prejudicada era frequente a ocorrência de encalhes e acidentes com embarcações na hidrovia.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *