A Comissão de Minas e Energia (CME) aprovou, nessa quarta-feira (7), requerimento de audiência pública do deputado Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD, para discutir a construção do gasoduto em Uberaba. Segundo ele, o objetivo é esclarecer a demora na execução do projeto de instalação da fábrica de amônia, conforme compromisso da Petrobras.
O deputado destacou que pendência da Advocacia-Geral da União (AGU) motivada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em relação ao modelo de distribuição do gás está retardando o processo. “O governo de Minas, em conjunto com a Petrobras, já elaborou todo o projeto e constituiu empresa. Não podemos permitir que um investimento de R$ 2,5 bi fique parado por detalhes, causando enorme prejuízo ao setor do agronegócio brasileiro e evidentemente para Uberaba”, justificou.
Serão convidados para a audiência Luís Inácio Adams, advogado-geral da União; Narcio Rodrigues, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais; Dorothea Werneck, secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Paulo Piau, prefeito de Uberaba; representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP); da Petrobras; e dos ministérios de Minas e Energia e da Agricultura.
Jaque Bassetto