O Prêmio Congresso em Foco 2018 homenageou na noite desta segunda-feira (13 de agosto) 31 deputados e 14 senadores. Eles foram os mais bem avaliados em três filtros: votação na internet; avaliação dos jornalistas; e análise por um júri especializado. O pessedista Marcos Montes (MG) foi reconhecido pelo trabalho que realiza em defesa da agropecuária brasileira. É o segundo ano consecutivo que Marcos Montes ganha o prêmio.
O senador Moka e a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) também foram destaque este ano na defesa da agropecuária, na avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco. Tereza preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
A edição deste ano teve as duas categorias gerais – “Melhores deputados” e “Melhores senadores” – e quatro especiais: “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”; “Combate às Desigualdades Sociais”; “Defesa da Advocacia Pública”, e “Defesa da Agropecuária”.
Estavam aptos à votação 360 deputados e 41 senadores que não respondem a acusações criminais e que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano. O prêmio tem a pretensão de ser mais do que um meio de “reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato”, primeiro objetivo citado no regulamento.
Com menos de sete meses de mandato, Fábio Trad é premiado
O deputado federal Fábio Trad (MS) recebeu pela segunda vez o prêmio Congresso em Foco, reconhecimento concedido anualmente aos parlamentares que mais se destacaram no exercício do mandato. Ele foi destaque na categoria Defesa da Advocacia Pública.
Em 2012 ele foi o terceiro mais bem votado por internautas que escolheram o melhor deputado da Câmara Federal. Na votação para eleger “parlamentares de futuro com menos de 45 anos”, ele terminou na quinta posição, também pelo voto dos internautas.
Desta vez, Trad foi eleito por júri especializado, formado por representantes de vários segmentos da sociedade.
Empunhando a bandeira de Mato Grosso do Sul, o deputado fez um discurso emocionado, destacando os bons resultados obtidos em tão pouco tempo de mandato.
Fonte: site Congresso em Foco