Marcos Montes e Arolde debatem soluções para entraves econômicos do país

Deputado Marcos Montes (MG) - Foto: Cláudio Araújo

As Comissões de Minas e Energia (CME) e Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) realizaram audiência conjunta, nessa quarta-feira (20), para debater a importância da energia e das inovações tecnológicas no contexto da competitividade da economia brasileira.

O vice-líder do PSD, deputado Marcos Montes (MG), destacou a importância da discussão. “O país está em uma fase de desaquecimento e nós temos que buscar alternativas para que nossas indústrias, geradoras de empregos, sejam capazes de revigorar suas atividades e tornar o Brasil competitivo no exterior”, afirmou .

Montes ainda ressaltou a necessidade de encontrar instrumentos políticos que planejem, a médio e longo prazo, formas de melhorar o ambiente econômico para as empresas. “Para gerar empregos e melhores oportunidades de vida para nossa população, é obrigatório pensarmos em aquecer nosso setor produtivo”, disse o parlamentar.

Convidado para o debate, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, José Gerdau Johannpeter, apontou a falta de qualidade na educação e de logística, a alta carga tributária e do custo da energia para as indústrias como os principais gargalos do setor produtivo. Segundo o empresário, todos são problemas gerados pela má governança.

Também presente, o deputado Arolde de Oliveira (RJ) lembrou que o país carece de investimentos no setor tecnológico. Para ele, é impossível ser competitivo. “Vivemos na era da inovação. O grande motor das economias, neste momento, é a ciência e tecnologia. O mínimo de investimento que deve ser feito no setor é de 4% do Produto Interno Bruto, mas no Brasil repassamos menos de 1%. Este é um dos grandes equívocos que cometemos”, alertou.

Verônica Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *