“Nossa legislação penal precisa ser mais eficaz para proporcionar realmente o que a sociedade espera, em especial, em relação à maioridade penal”. A afirmação foi feita pelo vice-líder do PSD, deputado Marcos Montes (MG), em discurso de grande expediente, nesta terça-feira (1º). O parlamentar disse que a democracia do país foi conquistada a duras penas e que nossa liberdade está sendo retirada pelo excesso de crimes, muitas vezes cometidos por menores de idade.
“Estamos perdendo a batalha da segurança pública e vivendo exclusivamente à mercê dos marginais que tomam conta do país. Em plena democracia vivemos reclusos em nossas casas. Temos que defender os direitos humanos, mas não podemos permitir que jovens sejam utilizados para o crime e amparados por uma legislação que os impede de receber suas punições. E nós, parlamentares, temos culpa nisso, pois nosso papel é legislar, e legislação é um instrumento para proibir, ou pelo menos diminuir as questões criminais no país. As leis precisam ser aperfeiçoadas”, declarou.
Montes atentou que a segurança pública poderia ser otimizada se as polícias militar, civil e federal e o exército desenvolvessem um trabalho integrado, não apenas em missões específicas. Ele destacou que o voto pode selecionar melhor os representantes do povo.
“Enquanto não conseguirmos chegar a um processo educacional mais avançado, precisamos da força de contenção. As forças militares unidas precisam ir às ruas não só em missões oficiais, como manifestos, mas para salvaguarda da vida. A própria população também precisa ser mais eficiente em sua participação na hora de votar, pois o voto é o maior instrumento que a sociedade tem”, concluiu.
Carola Ribeiro