Marcos Montes: comissão sobre desarmamento caminha para consenso

Deputado Marcos Montes (MG) - Foto: Heleno Rezende

Deputado Marcos Montes (MG) – Foto: Heleno Rezende

Durante audiência pública promovida pela comissão especial que analisa o Projeto de Lei 3.722/12, que disciplina as normas para aquisição e porte de armas de fogo, nesta quarta-feira (20), o presidente do colegiado, deputado Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD, avaliou que a comissão “caminha para um consenso” sobre a proposta. “O colegiado vai tomar uma decisão ponderada e de acordo com os apelos da sociedade. Embora haja posições divergentes, uma coisa está coerente: é preciso readequar o Estatuto do Desarmamento.”

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

O deputado Delegado Éder Mauro (PA) reiterou sua posição favorável ao armamento do cidadão comum. “As armas que estão matando não são as do cidadão de bem e, sim, as que entram pelas fronteiras para servir os grandes traficantes. Hoje, o cidadão vive dentro de casa trancado e desarmado, enquanto o bandido está na rua, armado e cometendo os crimes. Isso tem que mudar. O cidadão precisa ter o direito de pelo menos se defender.”

O presidente do Instituto de Defesa de Curitiba, Lucas Silveira, compartilhou da opinião do Delegado Éder Mauro e afirmou que o cidadão armado pode conter a ação dos bandidos. “Temos a obrigação moral e ética de modificar essa legislação. Há vários relatos de pessoas que tiveram êxito em utilizar arma para se defender. Na maioria das vezes em que elas são utilizadas para defesa, nenhum disparo é efetuado. Só a sua apresentação costuma ser suficiente para fazer cessar uma agressão.”

O pesquisador e idealizador do Mapa da Violência, Júlio Jacobo, destacou que impedir o porte de armas não resolve os conflitos e que há outros problemas a serem solucionados. “As políticas de educação, a impunidade, a corrupção na polícia, a gestão nos presídios, entre outros, são os verdadeiros problemas que devem ser solucionados.”

Carola Ribeiro

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *