Na primeira reunião de 2022 dos membros e apoiadores da Frente Parlamentar Mista de Combate à Fome, o vice-presidente da Câmara dos Deputado, Marcelo Ramos (PSD-AM), propôs um plano de ação com medidas práticas e imediatas para diminuir a fome que assola a população do País, além de medidas de longo prazo que visam à redução da pobreza extrema.
Entre os pontos apresentados, estão o levantamento das iniciativas de combate a fome no Parlamento, a mobilização de empresas para a captação de doações e logística de entrega dos alimentos, bem como ajustes no Orçamento da União para angariar mais recursos.
“No próximo dia 9 de março, já queremos trazer grandes conglomerados, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entre outras instituições que têm expertise em fazer chegar as doações a quem precisa, para contarmos com o apoio da sociedade a fim de estancar a dor da fome, que não pode esperar”, disse Ramos, lembrando as entidades que atenderam ao seu pedido de apoio na crise de oxigênio no Amazonas em 2021.
Bolsa Família
Entre os presentes à reunião, o ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) e ex-ministro de Desenvolvimento Social, que implantou o programa Bolsa Família, deputado Patrus Ananias (PT-MG), disse que a convocação de Marcelo Ramos é importante neste momento.
“No âmbito da frente parlamentar, faremos um chamamento a todos: movimentos sociais, igrejas, universidades, mas também, de outro lado, temos de retomar políticas públicas de longo prazo que foram abandonadas”, ponderou Ananias.
Iniciativa privada
A reunião também contou com a participação de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes (Abia), incluindo Coca-Cola e Ambev, além dos deputados Danilo Forte (PSDB-CE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Bosco Costa (PL-SE), Leandre Dal Ponte (PSD-PR), e André de Paula (PSD-PE), além da economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Luciana Acioly.
Ao encerrar a reunião, o coordenador da frente, deputado Célio Moura (PT-TO), definiu os passos seguintes desse movimento: “Também vamos reunir em março a Frente Parlamentar da Primeira Infância, de modo que possamos partir, juntos e rapidamente, para ações práticas, mas também com ações com efeito duradouro”, finalizou.
Assessoria de Comunicação do deputado Marcelo Ramos