Antes de assumir a condução das sessões da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (16), o vice-presidente da Casa, Marcelo Ramos (PSD-AM), anunciou, em discurso emocionado na tribuna, uma reunião da Frente Parlamentar de Combate à Fome para definir uma agenda mínima de votações de projetos que tratam do tema. O encontro – que deverá reunir várias lideranças – está marcado para a próxima quarta-feira (23).
O pronunciamento foi sucedido por falas de apoio de parlamentares, entre eles Paulão (PT-AL) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
“Moderado convicto, venho convocar a todos para uma guerra. Para ser vencida, esta guerra precisa das armas mais potentes que a humanidade já vislumbrou: amor ao próximo, solidariedade, espírito público. Me refiro a uma das maiores dores humanas: a fome. A guerra contra a fome não pode ser batalha de poucos. Requer uma sociedade inteira, gestos de solidariedade das pessoas, das empresas, do mercado financeiro às mais de 20 milhões de pessoas que passam fome”, disse Ramos.
Produtor de alimentos
Segundo o parlamentar, viver a dor da fome no país que é o maior produtor de alimentos do mundo deveria chocar a todos, porque é fruto não da escassez de alimentos, mas da falta de renda e de políticas públicas.
“Todos os nossos esforços, neste 2022, devem ser direcionados para medidas urgentes, com o fortalecimento de políticas sociais, porque a fome não pode esperar”, ressaltou o parlamentar.
Ele defende, também, a criação de uma agenda mínima que busque atacar a tragédia da desigualdade social e da falta de oportunidades.
“A fome é inimiga de uma vida plena de desenvolvimento e encantamento. Cerremos fileiras neste bom combate, em que todos sairemos vencedores”, finalizou.
Assessoria de Comunicação do deputado Marcelo Ramos