Na última terça-feira (20), o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) participou da assinatura do projeto Brazilian Seafood, um plano para alavancar o mercado de pesca. Nishimori é presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura.
O deputado informou que há expectativa de investimentos R$ 8 milhões na a exportação do setor pesqueiro brasileiro. ”Tenho certeza de que será o início do avanço de grande sucesso do setor da pesca e aquicultura”, disse.
Brazilian Seafood é um convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), com apoio do Ministério da pesca de Aquicultura.
Trata-se de um plano para o desenvolvimento das empresas e marcas da pesca e aquicultura nacional, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social em toda a cadeia produtiva pesqueira, capacitando as empresas e inserindo sua participação em feiras internacionais de pescado.
A Apex já anunciou a realização do primeiro Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de pescado, com toda a ajuda necessária para que as empresas entrem no mercado exportador.
Também estão previstas ações de empresas brasileiras de pescado nas feiras internacionais, com o objetivo de impulsionar a abertura do mercado europeu a partir da divulgação da qualidade do nosso pescado.
Também assinaram o projeto o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD-PE), o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo, e o diretor da Frescatto – empresa de pescado, Thiago de Luca.
Ministério da Pesca
Em janeiro, o Ministério da Pesca e Aquicultura já havia assinado com a Apex o acordo de cooperação para a internacionalização do setor pesqueiro aquícola. O acordo tem como foco principal a promoção de ações que impulsionarão os negócios internacionais.
“A abertura de mercado é prioridade deste Ministério, pois está diretamente ligada à garantia da segurança alimentar e ao programa de combate à fome, pilares do nosso Governo que, em convergência com a iniciativa privada, dá o exemplo de parceria para que o Brasil, sua pesca e aquicultura avancem”, pontuou o ministro André de Paula.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Pesca e Aquicultura