Após invasão do plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (16), por manifestantes não identificados, o líder do PSD, Rogerio Rosso (DF), repudiou o ato, que classificou como lamentável. “Todos os partidos estão aqui hoje absolutamente unidos na defesa da democracia brasileira”, discursou o parlamentar após a retirada dos manifestantes e retomada dos trabalhos no plenário.
Entre os argumentos usados pelos manifestantes estava a crítica ao funcionamento do legislativo, que segundo eles, não atende à população. Rosso rechaçou: “Um dia depois da Proclamação da República, quando esta casa se reúne com uma grande maioria de seus parlamentares, mostra que a Câmara dos Deputados tem absoluta consciência da sua atribuição, da sua responsabilidade e quer trabalhar.”
Durante o ato, os manifestantes quebraram a porta de vidro que dá acesso ao Plenário e invadiram o local. Aos gritos, eles pediam intervenção militar. Para o líder do PSD, os atos não condizem com a democracia. “O povo brasileiro é civilizado, é trabalhador, criativo e, a cima de tudo, um povo da paz. O que nós vimos aqui hoje é lamentável”, disse Rosso.
Diane Lourenço