Em plenário, nesta quarta-feira (30), o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), posicionou-se a favor da criação da comissão externa para acompanhar a 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que será realizada de 25 a 30 de maio em Paris, na França. Moreira destacou que a presença do parlamento brasileiro no evento será primordial, em especial, para a produção pecuária.
“Nossa participação vai permitir importantes avanços para o setor, principalmente na questão da febre aftosa [doença viral e contagiosa que atinge principalmente bois, vacas e suínos]. Hoje, apenas Santa Catarina é livre da doença, sem vacinação. Precisamos mudar o status sanitário de estados do Nordeste e do Norte. Estamos avançando, e com esse evento, provavelmente, incluiremos na pauta da OIE a liberação de mais um território nacional livre da febre aftosa, com vacinação”.
A OIE é a instituição responsável pelo reconhecimento de áreas livres do vírus. Moreira acredita que a liberação de mais um território vai aumentar a competitividade do Brasil no comércio de carne.
Carola Ribeiro