O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), defendeu mais apoio aos pequenos negócios para estimular o empreendedorismo, durante audiência pública com o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. O debate sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiência ocorreu, nessa quarta-feira (17), na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Segundo Rosso, essas empresas são as maiores responsáveis por gerar empregos no país e têm um grande peso na economia brasileira. “As medidas de ajuste que temos adotado têm sido restritivas e são necessárias, mas não podemos abandonar o essencial, que é a criatividade e o empreendedorismo do povo brasileiro”, destacou. “O que nós pudermos fazer, para os pequenos negócios, nós faremos”, acrescentou.
De acordo com Afif, a obrigatoriedade de contratação de pessoas com deficiência nos pequenos empreendimentos é apenas o primeiro passo para incentivar a inserção delas nesse mercado. “É preciso ter uma política de incentivo para que os empregadores saibam que contratar uma pessoa com deficiência é um bônus, e não um ônus. Isso humaniza a empresa”, argumentou.
Outro ponto importante, segundo o ministro, é a qualificação dessas pessoas. “Há uma grande deficiência nesse sentido. O próprio Pronatec tem que buscar uma visão nova sobre a qualificação desse universo”, apontou.
Alessandra Galvão