Terminou na noite dessa quinta-feira (16) a polêmica votação da MP dos Portos (595/12). O Senado Federal validou o texto com 53 votos a favor, 7 contra e 5 abstenções. A senadora Kátia Abreu (TO) comemorou e disse que a medida vai ampliar a competitividade da produção agropecuária, os investimentos privados e beneficiar os estados distantes dos portos. “A MP é essencial para todos, especialmente para os estados do centro do Brasil como, por exemplo, o Tocantis, que são os que mais sofrem com a distância dos portos. Quanto mais porto, mais competição e preço baixo”, destacou.
Kátia lembrou de sua luta por estas mudanças no setor portuário e agradeceu aos parlamentares. “Após sete anos levando esta bandeira com obstinação, estou emocionada de ver este trabalho concluído pelas mãos de todos os senadores presentes”.
A senadora agradeceu também a ministra Ideli Salvatti, que foi a responsável pela articulação política da matéria. “Reconheço com justiça, o trabalho que a ministra realizou junto às confederações patronais e dos trabalhadores e a parabenizo pelo resultado obtido”.
O texto segue para o Palácio do Planalto e a Presidente Dilma Rousseff terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar de forma parcial ou integral a proposta.
Carola Ribeiro