Kassab afirma que o Norte seguirá no rol de prioridades

Parlamentares do PSD que representam a região Norte do país reiteraram os pedidos de mais investimentos e adesão aos programas que beneficiam as áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento básico e habitação ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), que participou, nesta quarta-feira (15), de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra).

Silas Câmara (AM) - Fotos: Cláudio Araújo

Deputado Silas Câmara (AM) – Fotos: Cláudio Araújo

O deputado Silas Câmara (AM) relatou a situação precária em que vivem muitas famílias no seu estado. O parlamentar também pediu que o programa Minha Casa, Minha Vida seja estendido para regiões de difícil acesso. “Ainda temos um retrato muito pobre da região. Centenas de milhares de famílias vivem em palafitas e sonham em ter uma moradia melhor. Muitos enxergam essa possibilidade por meio do programa habitacional oferecido pelo governo”, relatou.

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

O deputado Delegado Éder Mauro (PA) destacou avanços recentes do governo federal no estado e disse que a extensão geográfica da região norte é um problema que está sendo vencido aos poucos. “Na semana passada, o ministro entregou mais de mil moradias no município de Capanema e em breve entregará mais casas em Bragança. Tenho certeza que as próximas fases vão contemplar ainda mais esta região, que tem uma população carente e que necessita de olhares atentos do governo.”

Deputado Joaquim Passarinho (PA)

Deputado Joaquim Passarinho (PA)

Já o deputado Joaquim Passarinho (PA), vice-líder da legenda, propôs que o ministério estude uma nova forma de ajudar na reforma de moradias. “Muitas pessoas têm o terreno, têm uma casa construída, mas precisam de reparos. Já existe um programa estadual no Pará chamado Cheque Moradia, que poderia ser melhorado ou incorporado pelo governo federal.”

O ministro Kassab disse que a expectativa é atender pedidos de parlamentares até o lançamento da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida. “Temos plena consciência que a região Amazônica necessita de mais atenção. A habitação, sem dúvida, é a prioridade do governo federal e do ministério. Tanto o Norte quanto o Nordeste foram atingidos por chuvas fortes, cheias e a situação agravou. Vamos trabalhar para reverter essa situação”, comentou.

Kassab também afirmou que a Secretaria de Saneamento, órgão ligado ao Ministério das Cidades, quer universalizar o tratamento de esgoto até 2030. “É uma projeção bastante promissora.”

Renan Bortoletto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *