O deputado Junji Abe (SP) defendeu, nessa segunda-feira (5), a aprovação do Projeto de Lei 7.436/14, de sua autoria, que visa baratear as contas de luz e proteger o meio ambiente, incentivando a geração renovável descentralizada de energia elétrica. “É necessário desburocratizar a implantação da modalidade, que se baseia no uso de fontes renováveis, como a energia solar, biomassa, incluindo o biogás, e a eólica”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a geração descentralizada, realizada por empreendimentos de menor porte, “não encontra ainda um arcabouço legal que a incentive de modo apropriado. Internacionalmente é a modalidade de produção de eletricidade que mais se expande. A Alemanha, por exemplo, registra uma utilização exemplar”.
Nos últimos dez anos, a energia solar fotovoltaica foi a fonte que apresentou o maior crescimento em todo o mundo. Junji ressaltou que o processo ocorre por meio de pequenas centrais constituídas de painéis solares instalados, em sua maioria, sobre os telhados das residências. “É o conceito elementar da autoenergia”.
Outra vantagem do processo, de acordo com Junji, é que essas pequenas unidades de produção de eletricidade apresentam impacto ambiental mínimo. “Com a utilização de fontes renováveis, evitam a emissão dos indesejáveis gases de efeito estufa, diretamente associados às mudanças climáticas que hoje presenciamos”.
Da Assessoria