O deputado Junji Abe (SP) apresentou, na quinta-feira (7), o Projeto de Lei 6.737/13, que prevê tratamento domiciliar aos dependentes de drogas. A iniciativa visa facilitar o acesso aos serviços que auxiliam na manutenção da abstinência, assim como combater a reincidência e proporcionar maior eficiência à recuperação por meio da participação da família. A proposta do parlamentar foca tanto o paciente que retorna ao lar, após período de internação, quanto àquele que se recusa a buscar atendimento fora de casa.
“A dependência de drogas e de álcool é um fenômeno complexo. Apesar de ser considerada uma demanda da saúde, é preciso entendê-la também pela dimensão psíquica ou emocional. O cenário a ser analisado inclui fatores sociais, culturais e familiares. O tratamento compreende a atuação de diversas áreas profissionais de forma integrada”, defendeu Junji.
Segundo o parlamentar, o acompanhamento domiciliar já é praticado em várias clínicas-escola de universidades brasileiras, “com resultados animadores”. Ele explica que nesses casos, dependentes e familiares recebem os profissionais da saúde em casa, o que resulta em aumento de adesão ao tratamento, início de atendimento para os que são avessos à ideia de ir até o hospital, aumento do tempo de abstinência e diminuição de reincidência.
“A hospitalização, apesar de ser necessária em muitos casos, vem sendo considerada insuficiente para lidar com a complexidade do problema, principalmente nos casos de reincidência. As ocorrências de indisciplina e fugas das instituições decorrem da convicção de muitos dependentes químicos de que o consumo de drogas não lhes traz prejuízos”, acrescentou Junji.
Da Assessoria