Junji propõe incentivo fiscal para veículos verdes

Deputado Junji Abe (SP) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Junji Abe (SP) sugeriu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a realização de estudos para viabilizar a concessão de incentivo fiscal a taxistas na importação e compra de veículos elétricos e híbridos, em substituição aos convencionais. A proposta consta da Indicação 4720/13) apresentada pelo parlamentar com o objetivo de minimizar os efeitos nocivos da circulação de carros sobre o meio ambiente.

Para Junji, o tratamento tributário diferenciado para estimular o uso de veículos verdes pelos taxistas é uma medida paliativa para reduzir os impactos ambientais. “O ideal seria que o transporte coletivo, com destaque para trens e metrôs, tivesse eficiência para ganhar a preferência da população em relação ao deslocamento individual, assim como uma grande estrutura de ciclovias que pudesse estimular a utilização de bicicletas. Enquanto isto não se concretiza, resta-nos propor ao governo alternativas para aliviar danos ambientais”, afirmou.

Em sua exposição ao ministro, Junji observou que a pujança da indústria automotiva brasileira não se aplica ao segmento de elétricos e híbridos. “Enquanto já circulam pelo mundo afora 200 mil veículos desta natureza, no Brasil somente 70 unidades foram emplacadas. Isto deixa claro que o país não tem política pública com relação aos carros elétricos, apesar de serem mais eficientes, com nenhuma ou baixíssima emissão de gases, no caso dos híbridos”.

Como exemplo da ausência de políticas públicas para aumentar a representatividade dos veículos verdes na frota existente no país, Junji citou o recém-lançado Projeto Inovar. “Apesar da sua complexidade e ambiciosos objetivos no que diz respeito à matriz energética, acabou por não contemplar taxativamente esse segmento automotivo”, pontuou.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *