O deputado Junji Abe (SP) afirmou em palestra, nessa quarta-feira (16), que variedade é a palavra-chave tanto para uma dieta alimentar balanceada quanto para que os produtores, principalmente, os mini, pequenos e familiares possam obter os melhores resultados. A afirmação foi feita durante evento especial preparado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) em alusão ao Dia Mundial da Alimentação.
“No cotidiano, as pessoas precisam adquirir o hábito de consumir produtos variados, porque o organismo necessita de nutrientes vindos de diversas fontes para ser saudável. No campo, o pequeno produtor deve aproveitar, ao máximo, a área de que dispõe, conciliando o plantio de diferentes alimentos e até pequenas criações, desenvolvendo a chamada policultura”, detalhou Junji, ao assinalar que, em ambos os casos, “a diversificação traz excelentes resultados, mas depende do conhecimento, do acesso à informação”.
O deputado destacou também que, no Brasil, 6% da população sofre de desnutrição, o que representa 12 milhões de pessoas. “Em 2050, o mundo terá 9,1 bilhões de moradores, o que demanda um aumento de 70% na produção de alimentos. Daí a importância de instituição como a Embrapa que se dedicam à pesquisa, pilar número um para o fortalecimento e expansão da agricultura”, concluiu.
Da Assessoria