O deputado Junji Abe (SP) pediu união aos vários segmentos da cadeia produtiva do leite para melhorar o setor e superar a constante crise em que vivem os produtores rurais. A orientação foi feita durante a primeira reunião externa da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara (Subleite), realizada na quinta-feira (27), em Taubaté, no Vale do Paraíba (SP).
Presidente da Subleite, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) frisou que a construção da Política Nacional do Leite é gradual, mas as conquistas são reais. Ele observou que o grande desafio é a constituição do Conselho Nacional de Política Leiteira visando atuação conjugada dos atores da cadeia produtiva, parlamentares e governo.
Segundo Junji, o conselho é diferente da já existente Câmara Setorial do Leite, que cuida exclusivamente de questões técnicas. “Por meio de pressões políticas, com escritório físico em Brasília, ele ajudaria a desobstruir dificuldades de ordem burocrática e a vencer a falta de sensibilidade dos órgãos públicos na adoção de medidas de sobrevivência, principalmente, para os míni, pequenos e médios profissionais do campo”.
Ricardo Barbosa, presidente do Sindicato Rural de Taubaté, entidade anfitriã do encontro, qualificou o encontro como “um dia especial”. Segundo ele, o trabalho da subcomissão é um marco divisório para a política do leite.
Da Assessoria