Junji cobra urgência na votação da nova Lei dos Caminhoneiros

Em um esforço concentrado pela votação do Projeto de Lei 5.943/13, o deputado Junji Abe (SP), cobrou, nessa terça-feira (1), durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária, a aprovação do requerimento de urgência para apreciação da proposição. “Transportadores de produtos agrícolas e industriais suportaram até o limite as incoerências da legislação vigente. Se a situação perdurar, vamos ver o massacre da categoria, seguido dos prejuízos a toda sociedade, com o desabastecimento e encarecimento de preços”, afirmou.

Sub-relator da comissão especial que analisou Lei dos Caminhoneiros (12.619/12), Junji explicou que a revogação da legislação atual e a vigência de outro texto, “legitimamente discutido com as lideranças das áreas envolvidas com a questão, é o único meio de acabar com as graves distorções das normas vigentes que ameaçam a sobrevivência da categoria de caminhoneiros, massacram os setores produtivos, trazem o risco de desabastecimento e a certeza de preços bem maiores aos consumidores”.

O projeto permite ao motorista dirigir por até seis horas ininterruptas. A lei atual estabelece que ele dirija por até quatro horas seguidas. “Os motoristas estão sofrendo todo tipo de fiscalização e arcando com multas por não cumprirem exigências que a própria estrutura das rodovias não dispõe, como postos de serviços para descanso”, concluiu Junji.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *