O deputado Junji Abe (SP) manifestou total apoio à reestruturação da Polícia Federal, ao participar, nessa terça-feira (16), do lançamento da Frente Parlamentar em defesa da medida. “Assim como outros órgãos públicos do Brasil necessitam de reformulação, ao lado da premente reforma do sistema político-eleitoral, a PF carece de profundas modificações para manter a eficiência da sua atuação”, afirmou.
Segundo Junji, a reforma é o passo inicial para evitar a evasão nos quadros da PF e a desmotivação no ambiente de trabalho. “Num momento em que a sociedade vai às ruas exigir rigor no combate à corrupção, não podemos admitir a fragilização de uma instituição que tem papel indispensável na investigação de práticas que decompõem o bem-estar da coletividade”.
O objetivo do colegiado é discutir a atual situação da Polícia Federal, assim como as condições de trabalho e a qualidade dos serviços oferecidos à população. A frente pretende ainda, aglutinar os policiais civis, militares no debate sobre segurança pública. Os policiais também pedem reestruturação de cargos, mais investimento na capacitação dos servidores e nos recursos materiais da entidade.
Com a mudança, esclareceu Junji, policiais, agentes, papiloscopistas e administrativos também teriam condições de chegar aos postos de comando, atualmente restritos aos delegados. A estrutura atual, completou, impede a ascensão de profissionais experientes. “Temos um projeto maior de unificação de todos os cargos e a pessoa vai se especializando. A partir daí, ela poderá ascender para funções de liderança. Do jeito que está, depois da academia a pessoa vai para o local de comando sem a devida experiência”.
Da Assessoria