Preocupado com a sobrevivência dos bananicultores brasileiros o deputado Junji Abe (SP) usou a tribuna nessa quinta-feira (27) para pedir o apoio dos congressistas para impedir a importação de bananas do Equador. “A entrada do produto vindo de um país onde o tesouro norte-americano subsidia em peso a atividade pode causar a completa destruição da cadeia produtiva da fruta no Brasil que possui 550 mil hectares de área plantada e é o quarto maior produtor do mundo graças ao trabalho dos mais de 500 mil bananicultores”.
Junji lembrou que a globalização motiva os acordos multilaterais mas ponderou que o incremento do relacionamento comercial entre as nações não justifica o extermínio de produtores rurais brasileiros. “Os agentes da produção anual de 6.972.408 toneladas de bananas estão prestes a sucumbir se for autorizada a entrada da fruta do Equador” advertiu.
Junto com eles alertou Junji estará concretizado o aniquilamento de toda a Região do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo que sobrevive da atividade. “Falo do maior produtor nacional de bananas com 40 mil hectares de área plantada e que representa cerca de 70% da produção paulista. A eventual derrocada da bananicultura por conta da competição com o produto do Equador implica o fim do ganha-pão de aproximadamente 60 mil pessoas entre produtores e trabalhadores rurais”.
O parlamentar afirmou ainda que recorreu ao ministro da Agricultura Neri Geller para pedir a imediata revogação da Instrução Normativa 3/14 da Secretaria de Defesa da Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento avaliza a entrada de bananas do Equador.
Da Assessoria