“A principal fonte de alimentação de cálcio da população brasileira precisa ter uma cadeia produtiva uniformizada”. Com essa afirmação, o deputado Junji Abe (SP), presidente da Subcomissão Permanente do Leite (Subleite), encerrou a segunda reunião ordinária realizada pelo Colegiado, nesta terça-feira (27). O encontro teve como objetivo receber demandas de pequenas e médias cooperativas e de empresas de laticínios, além de apresentar a logística de transporte e comércio do leite.
“A pecuária do leite caiu muito em produtividade, mas o consumidor ainda está aí. É preciso que os secretários de agricultura de cada estado tenham consciência participativa de políticas públicas, para que os representantes do setor se uniformizem e falem apenas uma língua”, frisou Abe.
Marcelo Martins, diretor executivo da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), destacou que a regulamentação de produtos lácteos e as descrições em embalagens são alguns dos problemas enfrentados pelo setor. “Após a resolução da Anvisa (RDC 54/2012), palavras como ‘vitaminado’, ‘fortificado’ ou ‘enriquecido’, não podem mais vir descritos nas embalagens dos produtos, o que dificulta a comercialização”.
Junji informou que a subcomissão irá atuar para buscar uma alternativa para o problema.
Danielle Marques