O deputado Junji Abe (SP) defendeu urgência na mudança do sistema regimental da Câmara para determinar o voto aberto nos processos sobre cassação de mandato parlamentar. “É uma violência contra a população manter a votação secreta, proibindo o cidadão de conhecer o posicionamento do seu representante”, criticou. Ele classificou como “vexame” a decisão que absolveu o deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de peculato e formação de quadrilha.
“Como esperar que o povo monitore e fiscalize seu parlamentar, se não resguardamos o direito das pessoas à transparência na conduta dos políticos?”, questionou. O deputado votou a favor da cassação de Donadon e disse que “o voto secreto é injusticável” e só agrava o descrédito generalizado da classe política.
Junji lembrou ainda que a bancada do PSD já adotou posição favorável à Proposta de Emenda à Constituição 196-A/12, do Senado Federal, que determina votação aberta para a perda de mandato de parlamentar nos casos de falta de decoro e de condenação criminal com sentença transitada em julgado. “Em todas as reuniões de líderes chamo atenção para a necessidade de implementarmos o voto aberto logo e evitar o constrangimento que estamos passando agora”, disse o líder do partido, deputado Eduardo Sciarra (PR).
Da Assessoria