“Sou favorável à instituição do regime integral no ensino médio”. A afirmação foi feita pelo deputado Junji Abe (SP) durante a instalação da comissão especial que analisa o Projeto de Lei 6.840/13, que trata do tema, nesta terça-feira (1). A proposta estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio e a organização dos currículos em áreas do conhecimento.
“Há anos o Brasil deveria ter imposto em todas as escolas, do ensino infantil ao médio, o período integral. As crianças, jovens e adolescentes ficam à mercê da ociosidade antes e depois das aulas, tornando-se frágeis e fáceis de serem corrompidas”, justificou Junji. Ainda segundo ele, um dos principais motivos para a evasão escolar é as drogas.
O parlamentar também participou de audiência pública sobre a liberação de recursos ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), realizada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).
Segundo Junji, o auxílio do governo auxilia na redução do êxodo rural. “Além da fixação dos trabalhadores rurais no campo, o programa dá dignidade a essas pessoas. O ser humano, sem o abrigo de um lar, de uma casa, não tem autoestima. E autoestima faz com que ele tenha interesse em produzir mais e permanecer onde está”, concluiu.
Segundo dados do Ministério das Cidades, de 2009 até 2014, já foram entregues mais de 200 mil unidades rurais.
Jaque Bassetto