Junji Abe defende período integral nas escolas

Em audiência pública realizada no dia 26 pela Comissão Especial que discute a reformulação do ensino médio, o deputado Junji Abe (PSD-SP), membro da comissão, defendeu que as aulas nas escolas brasileiras passem a ser oferecidas em período integral. Segundo o deputado, 70% dos jovens não concluem o ensino médio.

Para Junji, o novo modelo de grade horária deve ser aplicado nas esferas federal, estadual e municipal. “O ensino de uma forma geral precisa ser integral, é isso que estamos devendo para a população brasileira. O ensino médio precisa ser preponderantemente de qualidade com tempo integral”, enfatizou.

Os membros da comissão ouviram, na audiência pública, sugestões do representante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Daniel Sant’ana. Ele concordou com Junji Abe e apenas ponderou que a educação em tempo integral deve ser feita de forma gradativa. “A educação em tempo integral deve ser algo feito de forma gradual, paulatinamente e tem que começar por algo que seja viável e possível de ser replicado nas escolas de todos os sistemas estaduais”, reforçou.

Junji Abe foi incisivo ao dizer que a educação no Brasil clama por medidas práticas. “É fundamental nesse momento, que nós homens públicos possamos assumir de fato que não podemos ficar no discurso e na poesia. Não se pode insistir apenas numa teoria de que a educação é importante enquanto nós estivermos o ensino com três ou quatro horas no máximo de aulas”, concluiu.

Da Redação

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_junji_abe_audiencia_publica_27_02_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *