Para acelerar a votação, em plenário, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, que prevê a equiparação dos vencimentos dos policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros, inclusive os inativos, de todos os estados da Federação com os praticados pelo Distrito Federal, o deputado Junji Abe (SP) apresentou à Mesa Diretora da Câmara o Requerimento 8124/13 de inclusão da proposta na pauta da Ordem do Dia. Com a medida, o parlamentar insiste na necessidade de apressar a análise da proposição.
Integrante da Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300, lançada em maio de 2011, Junji afirmou que a péssima remuneração e a alta carga horária de trabalho dos policiais, sem o devido reconhecimento dos órgãos públicos, associadas à deficiente infraestrutura física e operacional, são os principais entraves para fortalecer o combate à criminalidade no País.
“O Brasil enfrenta grave crise de segurança pública há tempos. É nosso dever garantir condições mínimas de trabalho e motivação profissional aos policiais, que são os protagonistas do combate à criminalidade, arriscando a vida diariamente”, defendeu o parlamentar. A remuneração incompatível com as exigências da profissão “trava qualquer perspectiva de sucesso no embate com os marginais”.
Na visão do deputado, os baixos salários também causam distorções no sistema de segurança pública, porque levam os policiais a fazerem “bicos” para tentar melhorar o orçamento familiar e favorecem desvios de conduta profissional. A soma desses fatores e a precária infraestrutura das unidades policiais, prosseguiu Junji, compromete a qualidade de vida dos agentes, ocasionando sucessivos afastamentos de pessoal em razão de crises de depressão, entre outros problemas de saúde.
Da Assessoria