Os 105 anos da comunidade Japonesa no Brasil foram comemorados em Sessão Solene nessa terça-feira (18). Membro do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, o deputado Junji Abe (SP) parabenizou as lideranças da comunidade no País. “Não fossem essas pessoas não teríamos chegado até os 105 anos perpetuando essa brilhante riqueza cultural que recebemos de nossos ancestrais”, disse.
O deputado ressaltou a efetiva importância da imigração japonesa e de sua relação no progresso e desenvolvimento do País. “Temos grandes exemplos de investimentos como os valores utilizados no desbravamento de nosso cerrado, a construção da Usiminas e a despoluição do Rio Tietê e da Baía de Guanabara”. Junji também destacou que o Brasil é o principal exportador de soja e álcool para o Japão, “dois produtos essenciais para a economia”.
Indicado pelo parlamentar, o ex-ministro da Agricultura, Alisson Paulinelli esteve entre os homenageados na solenidade pelos relevantes serviços prestados para a integração entre as comunidades dos dois países.
O deputado Onofre Santo Agostini (SC) também prestou homenagem ao povo japonês-brasileiro. “Agradeço pela competência e ajuda prestada no crescimento e desenvolvimento de nossa pátria. Se hoje somos autossuficientes na produção de alho, por exemplo, devemos à comunidade japonesa de Santa Catarina”.
O evento teve a intenção de intensificar a relação de amizade e cooperação entre Brasil e Japão.
Verônica Gomes