O deputado José Humberto (MG) informou, nessa quinta-feira (22), que vai apresentar proposta para complementar a lei e incentivar a indústria do capital de risco. O relatório do parlamentar ao estudo Capital Empreendedor: Impactos Econômicos e Desafios Legislativos, a ser lançado neste semestre, vai subsidiar o texto do projeto. O anúncio foi feito durante seminário promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara.
“O grande desafio, no Legislativo, é encontrar a fórmula para resolver as questões de cartório, as exigências burocráticas, trabalhistas e a complexidade do sistema tributário brasileiro que é inconstante”, afirmou o parlamentar. Ele defendeu mais investimentos para as novas empresas e explicou que, “novos empreendimentos geram lucros não só para seus investidores, mas para o todo o país, pois aumentam os tributos recolhidos”.
Entre os estímulos para empresas novas, porém com alto potencial de crescimento (startups), o parlamentar destacou a importância do investidor-anjo. “Eles identificam novas oportunidades de negócios e ajudam os novos empreendedores garantindo maior qualidade à gestão da empresa”, declarou.
Milton Roberto de Castro Teixeira, reitor do Centro Universitário de Patos de Minas, disse que o estudo formulado pelo Cedes será utilizado pela Instituição. “Implantamos um núcleo de inovação tecnológica e esse debate vai contribuir para dar luz aos caminhos necessários para investir nos novos empreendedores brasileiros”.
Participaram do seminário representantes da Receita Federal, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério da Fazenda, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e da Anjos do Brasil, entre outros.
Carola Ribeiro