O deputado José Carlos Araújo (BA) propôs, por meio do Projeto de Lei 1.629/15, a criação da Semana Nacional da Ética e da Cidadania, a ser comemorada anualmente, em todo o território nacional, na primeira semana de junho.
De acordo com a proposta, órgãos e entidades da administração pública e federal, instituições de ensino públicas e privadas, e representantes de classes sociais deverão promover ações que estimulem e difundam a ética.
“O Congresso Nacional, por meio de suas duas casas legislativas, as assembleias estaduais, a Câmara Legislativa do DF e as câmaras municipais, deverão realizar sessão solene destinada a comemorar a data e ressaltar princípios inerentes à moral e à cidadania.”
Para o deputado, a ética deve ser despertada em cada gesto do dia a dia do cidadão, e não somente em ambientes de trabalho ou de convívio social. “As pessoas muitas vezes falam em ética, mas não a praticam. Ficam apenas no discurso. Falar no tema é necessário, mas praticá-la é muito mais importante.”
José Carlos Araújo também foi reeleito, no início deste ano, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Esta é a terceira vez que o deputado preside o Conselho.
Renan Bortoletto