O deputado José Carlos Araújo (BA) criticou a qualidade do serviço de internet banda larga no Brasil durante audiência pública realizada nesta terça-feira (4), na comissão especial que analisa o projeto de lei (PL 6.789/15) que propõe mudanças na legislação de telecomunicações. Para o parlamentar, vice-presidente do colegiado, a destinação dos fundos para o setor não tem atingido o objetivo de levar banda larga para todo o país.
“A situação hoje no país é muito ruim. Eu acho que o serviço pode ter chegado aos grandes centros, mas, fora disso, é muito ruim. A gente sofre no Nordeste, sofre no interior dos estados porque não chegou a contento como nós esperávamos. As empresas oferecem uma internet e entregam outra.”
O deputado defende a necessidade de investimentos massivos para melhora da infraestrutura e aprimoramento dos mecanismos de fiscalização. “Quantos fiscais serão necessários para que a agência reguladora desempenhe seu papel com eficiência. Trezentos, dois mil? O país é muito grande e é preciso fiscalizar a qualidade dos serviços.”
Foram ouvidas entidades que representam prestadores de serviços de telecomunicações e internet. De acordo com os dados apresentados, o Brasil é o 9º país com a pior velocidade de acesso na banda larga, com média de 2,9 megabits por segundo. Na Coréia do Sul, que está no topo do ranking, a velocidade média da internet é de 24,6 megabits por segundo.
Demétrius Crispim