José Carlos Araújo anuncia novo relator do processo contra Eduardo Cunha

Deputado José Carlos Araújo (BA) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado José Carlos Araújo (BA) – Foto: Cláudio Araújo

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, José Carlos Araújo (BA), anunciou, nesta quarta-feira (9), que o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) será o novo relator do processo em desfavor do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Araújo adiantou ainda que está prevista para a próxima terça-feira (15) nova reunião do colegiado.

“O novo relator já está trabalhando e posso garantir que não voltaremos à estaca zero. Ele deve continuar o que já foi feito, mesmo porque queremos votar a admissibilidade antes do recesso”, destacou Araújo. Marcos Rogério integrou a listra tríplice sorteada nesta quarta-feira ao lado dos deputados Sérgio Brito (BA) e Leo de Brito (PT-AC).

O ex-relator do processo contra Cunha, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), foi afastado pela Mesa Diretora da Câmara. Em documento enviado ao colegiado nesta quarta-feira, o 1º vice-presidente da Mesa, Waldir Maranhão (PP-MA), afirmou que o Conselho de Ética não pode permitir que deputados relatem ações contra integrantes do mesmo bloco.

O presidente do colegiado comentou sobre o ato da Mesa. “[A manobra] é um acinte ao Conselho de Ética. Não se pode manter um cargo por força, na pressão. Isso é uma falta de respeito. Vamos recorrer ao Plenário e até ao STF [Supremo Tribunal Federal] se for preciso.”

Para ele, ficou claro que a Mesa Diretora tomou uma decisão unilateral. “Você acha que o vice-presidente da Casa ia escrever uma pérola daquela se não tivesse sido orientado a fazê-lo?”

O parlamentar também rebateu as críticas feitas por Cunha, na tarde desta quarta-feira, quando afirmou que Araújo também estaria manobrando para não agir em conformidade com o regimento interno. “Não estou manobrando e não quero caçar ninguém. Já disse que quero apenas a admissibilidade do processo. Quero dar ao presidente da Câmara o direito de se defender”, concluiu.

Renan Bortoletto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *