Jaime Martins sugere faixas de comunicação para sistema metrofrerroviário

A Comissão de Viação e Transporte (CVT) aprovou o Requerimento (Req.) 150/16 do deputado Jaime Martins (MG), que sugere a adoção de faixas de comunicação para o sistema metroferroviário. O objetivo é o mapeamento via GPS e câmeras, que possibilitem conhecer a localização dos vagões. A sugestão foi aprovada, nesta quarta-feira (6), por unanimidade, e a indicação será encaminhada para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

Jaime contextualizou sua proposta citando um caso de sucesso. “Em 2008, a Europa possuía mais de 20 sistemas distintos de sinalização e controle de velocidade do tráfego ferroviário. Os sistemas não apresentavam compatibilidade tampouco eram operáveis internamente. Garantiu-se a operabilidade das redes ferroviárias quando foi criado um único padrão de referência para toda a rede comum”, disse.

De acordo com o parlamentar, o canal exclusivo de comunicação “proporciona chamadas de grupo, de emergência, numeração funcional, controle de tráfego, localização de modais, desligamentos de emergência, otimização de rotas e itinerários, entre outros inúmeros benefícios”.

O objetivo do deputado é que o Brasil acompanhe o desenvolvimento mundial do setor. E solicitou que o ministro Kassab tome providências, no âmbito da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para “a efetiva reserva e implementação de uma banda (internet) exclusiva de frequência para o uso do setor metroferroviário, com o objetivo de reduzir a ineficiência e os riscos operacionais”, completou.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *